Diferenciar um vinho bom de um ruim é algo que vamos compreendendo conforme o passar do tempo e o acúmulo de nossas experiências e hoje Marco Antonio Carbonari nos ajudará a entender um pouco mais sobre este assunto.

Marco Antonio Carbonari é proprietário da Vinícola Villa Santa Maria e possui quase vinte anos no mercado de produção de vinho. A vinícola é localizada no Vale do Báu e possui cerca de 60 mil pés em seu plantio em 90 hectares de propriedade.

O especialista nos conta que, para identificar um vinho de qualidade é necessário certo conhecimento no assunto, mas há vários métodos nos quais podem ajudar na hora de escolher sua bebida.

O RÓTULO

Marco Antonio Carbonari nos conta que as informações prévias no rótulo podem ser bem eficazes quando o indivíduo não entende totalmente sobre o assunto, pois lá é onde você encontra informações sobre as uvas, safra e tipo da bebida.

A BEBIDA

Claro que a avaliação é algo extremamente pessoal, afinal, o que é bom para alguém pode não ser para outra pessoa, isso acontece porque temos experiências sensoriais diferentes. Mas há formas de entender quais características fazem – comumente – um vinho ser considerado de qualidade, Marco Antonio Carbonari cita:

  • Vinhos de qualidade inferior tendem a deixar um amargor residual na boca;
  • É importante saber quais as principais características dos vinhos – como suave, seco, ácido, amargo… – para que seja possível realizar uma avaliação de qualidade;
  • O aroma do vinho deve remeter ao sabor, logo se não apresentar aroma ou lembrar algo estragado, é um sinal que a bebida é de baixa qualidade;
  • Vinhos da mesma região tendem a expressar características em comum;
  • Bons vinhos não apresentam partículas suspensas ao serem servidas, caso contrário, é outro sinal que a bebida não é de boa qualidade ;

AVALIAÇÕES

As escalas de avaliação de rótulos podem ajudar a classificar a qualidade da bebida, alguém que não possui um conhecimento vasto no assunto pode optar por experimentar vinhos com boas avaliações de profissionais.

Porém, Marco Antonio Carbonari ressalta que, por mais que as avaliações tenham sido feitas por profissionais com orientações técnicas, o gosto pessoal interfere muito nessa classificação.

Marco Antonio Carbonari completa também que a melhor forma de identificar se a bebida é de qualidade é começar a realizar suas próprias avaliações com um olhar mais crítico; Preste atenção no sabor, aroma e características da bebida (Marco Antonio Carbonari já nos falou um pouco sobre como fazer uma boa degustação, vale a pena conferir!), desta maneira você começa a decidir quais sabores mais agradam seu paladar.

A Vinícola Santa Maria, diz Marco Antonio Carbonari, está totalmente à disposição para ajudá-los a aprender mais sobre o assunto, basta agendar uma visita pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui