Em um passado não muito distante, os escritórios de advocacia ainda se pautavam em tarefas mais manuais, certo? Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, empreendedor jurídico e idealizador do Método Carvalho, acredita que, com a entrada da tecnologia na área do Direito, esse cotidiano dos profissionais foi se modernizando e ganhando, cada vez mais, novas automatizações.
Ainda assim, há aqueles que possuem maior resistência para aceitar as mudanças trazidas pela entrada da tecnologia na área, mas, você sabia que ela é indispensável para a realização eficaz dos serviços e para a captação e retenção de clientes? Atualmente, não é possível consolidar o empreendimento jurídico no mercado sem, ao menos, utilizar alguma das tecnologias ao seu favor.
Mas, afinal, como utilizar a tecnologia no escritório de advocacia?
A tecnologia desempenha um papel fundamental no dia a dia dos escritórios de advocacia. No parecer do advogado e mestre em filosofia, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, ela realiza ações de gestão, automatização de processos, contabiliza resultados financeiros, além de reduzir custos operacionais e de recursos humanos.
O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros reforça que, com todos esses aspectos do escritório funcionando, é possível que os advogados detenham sua atenção para o ofício e na retenção de novos casos, tornando, a partir disso, mais simples a possibilidade de captar novos clientes. Utilizar as ferramentas tecnológicas é, portanto, uma maneira eficaz de crescer e gerar lucro.
E você, será que utiliza as ferramentas tecnológicas ao seu favor? Para descobrir se seu escritório está suficientemente automatizado e fazendo uso das ferramentas que, de fato, agregam na rotina, é fundamental comparar dois pontos: quais são as necessidades do escritório e quais são as soluções disponíveis.
Na concepção do advogado e professor, Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, a partir disso, é possível identificar quais são as ferramentas ideais ao cotidiano do escritório e aplicá-las nos processos para otimizar o tempo, as tarefas e, principalmente, conseguir advogar com sucesso. É importante destacar também que, para cada escritório, existem diferentes ferramentas que podem ser exploradas.
Assim, o advogado pode se valer do uso de agendas virtuais (para tabular os compromissos do escritório), serviços de nuvem (para armazenamento de arquivos em formato de texto, áudio ou vídeo), plataformas de trabalho (ambientes para troca e compartilhamento de informações entre os colaboradores) e os softwares jurídicos (sistemas integrados que, além de lidar com a burocracia do escritório, analisam intimações e acompanham andamentos processuais).