Existem inúmeras categorias de esporte e uma delas são os esportes de combate. O atleta e empresário Weber Micael da Silva vai falar um pouco mais sobre essa categoria através de alguns exemplos de esportes de combate. Basicamente trata-se daqueles esportes nos quais envolve-se as famosas lutas com conjuntos de regras específicas e regulamentadas por instituições. Vem conferir alguns exemplos:

Taekwondo

Essa é uma modalidade muito conhecida ao redor de todo o mundo que era praticada originariamente pelos coreanos, e era classificada como uma arte marcial. O objetivo do taekwondo é marcar pontos através de golpes utilizando os pés e as mãos em regiões específicas do corpo do adversário. O desenvolvimento dos atletas dentro do taekwondo é marcado por faixas que classificam em qual nível o praticante está.

Capoeira

A capoeira é um esporte que faz parte da história de formação do Brasil e foi trazido pelos povos africanos escravizados no país. Weber Micael da Silva explica que a prática consiste em uma luta guiada pelo ritmo do berimbau dentro de uma roda composta por vários participantes. Os golpes são movimentos que acompanham a musicalidade dos instrumentos e a luta preza a diversão, o respeito e o bem-estar.

Esgrima

Essa modalidade de luta é praticada através do manuseio de armas como espadas, sabres e floretes. A esgrima compõe a lista de esportes olímpicos desde 1896. Não é um esporte muito popular e acessível devido ao alto custo, mas ainda assim, no Brasil existem praticantes, bem como em todos os lugares do mundo. O objetivo do esporte é utilizar a ponta da arma para atingir o tronco do oponente.

Luta greco-romana

O histórico da prática da luta greco-romana vem desde a época do Egito Antigo e passou a ser disputada nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, explica Weber Micael da Silva. A luta acontece em um tablado e dura dois rounds de três minutos cada um. Os golpes tem como objetivo imobilizar o adversário e são proibidos golpes como joelhadas, chutes, socos, cotoveladas e outros.

Sumô

O sumô possui suas origens em bases mitológicas que remetem a uma crença religiosa que surgiu no Japão e se chama xintoísmo, explica Weber Micael da Silva. As lutas do sumô ocorrem em ringues compostos de terra e são muito curtas durando cerca de 15 segundos. O objetivo é que um oponente consiga derrubar o outro para fora dos limites do ringue. Esperamos que tenha gostado dessas informações sobre os esportes de combate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui