O empresário e professor Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros atua no mercado financeiro há anos, com experiência em grandes projetos de viabilidade econômica financeira, envolvendo recursos de grandes e renomadas instituições. Além disso, ministra aulas voltadas para advogados, mais precisamente no papel do advogado empreendedor. Dessa maneira, focando na melhor performance de advogados, o empresário lançou um curso altamente prestigiado, chamado Empreender Jurídico. Portanto, reunindo ampla experiência no tema e, levando em conta que este tema faz parte de um dos módulos de seu curso, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros discorre sobre a inteligência emocional de advogados. 

Na faculdade de Direito é ensinado de maneira meticulosa e profunda nos atos das Leis, no funcionamento das instâncias federativas, municipais e estaduais, Constituição, Direito Penal e muito mais. Entretanto, quando esse bacharel adquire a sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, e parte para um escritório, tudo se torna muito novo, afinal, empreender nem sempre é fácil, exige muito esforço, dedicação e organização. Pensando nisso, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros desenvolveu o Método Carvalho Empreender Jurídico, em que aborda temas relevantes para advogados, dentre eles, a inteligência emocional abordada neste artigo. 

Em poucas palavras, pode-se dizer que a inteligência emocional é a capacidade de entender nossos sentimentos (e os sentimentos dos outros) para que possamos desenvolver a capacidade de saber como lidar com eles. Para Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, esse é um requisito essencial para os advogados em exercício, pois muitas vezes os advogados são obrigados a lidar com situações que exigem muito de sua resiliência.

Desse modo, o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros afirma que é importante mudar esse mindset do advogado, tema que aborda e discute de maneira mais profunda em seu curso, focado em planejamento, elaborando rotinas e criando metas e, sobretudo, desenvolvendo um sólido controle emocional. 

O controle emocional do advogado é essencial para atuação na carreira, pois além de ter de lidar com seus próprios sentimentos e emoções exalados diante de casos complexos, o advogado também precisa lidar com as emoções advindas do cliente e de sua família, explica Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. Dessa maneira, foque em desenvolver habilidades e competências, como autocontrole, empatia e motivação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui