Seguem até domingo, 4 de abril, as inscrições para o processo seletivo de ingresso de estudantes em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São aproximadamente 1,9 mil vagas para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores de graduação em seus 17 campi, entre eles, Bento Gonçalves. Devido a ajustes no calendário acadêmico da instituição ocasionados pela pandemia, alguns cursos ofertam um número reduzido de vagas. 

Os editais com o detalhamento do processo, a lista de cursos e vagas e outras informações estão publicados no site do IFRS. Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.

Conforme a instituição, a seleção de candidatos ocorrerá por meio de sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2010. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público. Já para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010, até o ano de 2020. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas. Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010, até o ano de 2020.

A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos técnicos quanto nos de graduação.