Márcio Alaor de Araújo
Márcio Alaor de Araújo

Liderança autocrática trata-se do estilo mais tradicional que remete aos antigos governantes e chefes. O empresário Márcio Alaor de Araujo vai apresentar mais detalhes desse estilo de liderança, bem como suas vantagens e desvantagens. Vem conferir se esse tipo de liderança realmente faz sentido para sua empresa.

O líder que adota esse modelo de liderança tem como objetivo valorizar a obediência dos subordinados e centralizar as decisões de acordo com suas opiniões, controlando assim, todos os processos com muita rigidez. Apesar de aparentar uma postura ultrapassada, muitas organizações ainda utilizam esses métodos.

Márcio Alaor de Araujo conta que algumas características principais desse tipo de liderança são o método inflexível de trabalho, a supervisão contínua, hierarquia rígida, centralização das decisões, comunicação restrita, pressão para atingir as metas, entre outras coisas.

Provavelmente você conseguiu identificar mais características negativas do que positivas. Isso se dá devido às tendências atuais do mercado de trabalho, que prezam cada vez mais por lideranças democráticas, na qual os colaboradores podem propor ideias e ter liberdade para executar as suas tarefas.

 Há quem aponte pontos positivos nessa liderança, comenta Márcio Alaor de Araujo. Ao controlar as tarefas individualmente pode ser mais fácil cumprir as metas, além disso, ao centralizar as decisões sobre uma única pessoa o trabalho fica mais ágil dependendo das circunstâncias. Todos sabem sempre o que esperar de um líder autocrático.

Existem vários tipos de liderança que irão variar de acordo com as políticas e os objetivos da empresa, aponta Márcio Alaor de Araujo. Busque pela liderança adequada levando em consideração suas tarefas e sua equipe. O importante é que todos estejam confortáveis no ambiente de trabalho e que a empresa consiga usufruir da boa liderança para atingir seus objetivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui