Valdir Piran
Valdir Piran

É fato que deixar o dinheiro guardado na poupança já não é algo lucrativo, certo? Todavia, muitos deixam de investir por conta de mitos populares. O investidor Valdir Piran entende que esse mundo dos investimentos ainda é pouco conhecido, e a desinformação faz com que as pessoas percam oportunidades únicas. Por isso, de modo a contribuir para a sua educação financeira e fazer com que você compreenda melhor como funcionam os investimentos, fizemos esse artigo para você ficar atento aos mitos desse ambiente.

 

Vamos entender primeiro o que significa investir? No ramo financeiro, o investimento é visto como o capital que é aplicado visando obter rendimentos a prazo. Sendo assim, como assimila Valdir Piran, há diversos tipos de investimentos, que atendem a todos os perfis de investidores, dentre eles estão: fundos de investimentos, ações de empresas, tesouro direto e afins. Pensando nisso, confira abaixo os maiores mitos atrelados aos investimentos:

 

“Investir é para ricos”

Essa é uma falácia que você precisa tirar da sua mente, agora! Como pensa o presidente do Grupo Piran, qualquer pessoa que tenha um valor monetário extra, pode começar a investir, sem necessariamente ser um valor alto. Investimentos tal qual o Tesouro Direto, de renda fixa, seguro e direcionado para um perfil mais conservador, pode ser usufruído pela população geral. 

 

“Poupança é o investimento mais seguro”

Caso você não saiba, mesmo seu dinheiro estando parado na poupança, você segue correndo um risco, atribuído ao crédito e a capacidade de pagamento do banco. Vale ressaltar que os depósitos realizados são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), em aplicações de até 250 mil reais, por CPF  e instituição financeira. Todavia, como entende Valdir Piran, os investimentos de fato seguros são os títulos públicos do Tesouro Direto.

 

“Investir na bolsa de valores é para poucos”

É fato que a bolsa de valores é um investimento de renda variável, sendo responsabilidade do investidor ficar atento às variações do mercado. Logo, se o investidor prioriza ter conhecimentos acerca do mercado, entender seus limites e os riscos que está disposto a passar, a bolsa de valores pode ser sim uma opção viável, já que é extremamente acessível para o público em geral.

 

“Imóvel é um investimento que não possui riscos”

Muitos ainda creem que investir em imovel garante o rendimento do seu dinheiro. Todavia, para Valdir Piran há chances e fatores que podem interferir na valorização de um imóvel, haja vista que devemos levar em consideração a localização e a estrutura do lugar, que pode sofrer mudanças. Sendo assim, é importante ter em mente os riscos de liquidez desse investimento.

 

“Ou se ganha muito ou se perde muito”

Não devemos colocar limitações em investimentos, como se alguns fossem muito lucrativos e outros não tivessem nenhum grau de lucratividade. Pensando nisso, é essencial entender que mesmo que você invista em uma aplicação de alto risco, você não terá perda total, um exemplo disso é quando ações são desvalorizadas, os acionistas não perdem tudo que investiram. Mas fique atento, pois no caso das debêntures, por exemplo, se a empresa vier a falir, como considera Valdir Piran, o dinheiro investido pode não ser compensado, se mostrando assim como o investimento de renda fixa mais arriscado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui