A cirurgia de laqueadura é realizada na mulher que não deseja mais ter filhos. Nesse procedimento, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, bloqueia-se as trompas uterinas, impedindo assim o encontro do óvulo com os espermatozóides, utilizando-se cliques, pontos cirúrgicos ou eletrocoagulação. No entanto, as mulheres podem se arrepender desse tratamento cirúrgico e desejarem ter mais filhos. Então, nesses casos pode ser realizada a reversão da laqueadura.
O que geralmente acontece hoje em dia é que a laqueadura seja realizada junto ao parto cesariana. Mas, ela também pode ser feita durante o parto normal, segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, por via vaginal por meio de laparoscopia. Sendo assim, dependendo de como foi realizada a cirurgia de laqueadura, a mulher conta com a opção de fazer a reversão e poder engravidar novamente.
Como é realizada a cirurgia de reversão da laqueadura?
Para que seja possível a realização da reversão da laqueadura, o final das trompas precisa estar preservado. Além disso, a tuba uterina não pode estar dilatada ou doente. Caso esteja tudo certo nesses dois casos, será possível reverter a laqueadura. A cirurgia de reversão da laqueadura, segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, é geralmente realizada por meio de laparoscopia.
São feitos pequenos cortes para inserir uma micro câmera e os instrumentos. O procedimento é similar ao de uma vasectomia (cirurgia que esteriliza os homens). A anestesia pode ser geral ou do tipo peridural ou raquidiana. Os canais vão ser religados por meio de micro sutura, já que a tuba uterina mede entre 3 a 5 milímetros de diâmetro. Para melhorar a irrigação sanguínea dos tecidos, é retirada a parte onde estava a cicatriz da laqueadura.
Em geral, a cirurgia pode demorar entre duas a quatro horas e é indicada para mulheres que querem engravidar novamente e possuem boas condições de saúde. Na época da reversão da laqueadura, a idade da mulher precisa ser levada em consideração, pois vai influenciar na taxa de sucesso do procedimento. O Dr. Orcione Guimarães Júnior lembra que mulheres com idade após os 35 anos tendem a ter mais dificuldade na hora de engravidar.
As chances de engravidar depois da reversão da laqueadura
Após os trinta dias da reversão da laqueadura, a fertilidade da mulher já pode ser considerada novamente. A chance dela engravidar vai depender de fatores como idade, qualidade do sêmen do parceiro, reserva ovariana e da técnica usada para fazer a reversão.Em geral, as pacientes conseguem gerar um bebê entre 6 a 12 meses. As chances da mulher voltar a engravidar após a reversão são de 40%.
Os riscos da cirurgia de reversão da laqueadura
Quando a mulher faz a opção da laqueadura e após determinado tempo, resolve fazer a reversão, o médico terá que realizar inúmeros exames, inclusive no parceiro, para verificar-se a possibilidade de engravidar novamente. Após a cirurgia, a paciente fica internada geralmente entre 24 horas a 72 horas e deve evitar atividade física e sexual durante 30 dias.
De acordo com o doutor Orcione Ferreira Guimarães Júnior, expert em cirurgia ginecológica, um dos principais fatores de riscos da reversão da laqueadura é a ocorrência de gravidez ectópica, ou seja, uma gravidez fora do útero. Conforme a porção da trompa que foi feita a reversão ou o comprimento final da tuba uterina, aproximadamente há 20% de chance que ocorra uma gravidez ectópica.
Se você deseja saber mais, não deixe de acessar ou entrar em contato as/pelas principais mídias digitais:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1