Bagé News NotíciasBagé News Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Sobre Nós
Leitura: Força-tarefa do governo do Estado vai para a Região Noroeste apoiar municípios no combate à dengue
Compartilhar
Bagé News NotíciasBagé News Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Sobre Nós
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Sobre Nós
Siga-nos
Bagé News Notícias > Blog > Brasil > Força-tarefa do governo do Estado vai para a Região Noroeste apoiar municípios no combate à dengue
Brasil

Força-tarefa do governo do Estado vai para a Região Noroeste apoiar municípios no combate à dengue

Diego Velázquez
Diego Velázquez 20 de fevereiro de 2024
Compartilhar
4 Min de leitura
Compartilhar

Durante os dias 21, 22 e 23 de fevereiro uma força-tarefa será enviada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para apoiar o enfrentamento à dengue em Tenente Portela, Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e demais municípios da Região Noroeste, vinculados às 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). As equipes realizarão reuniões e visitas in loco nas comunidades durante os três dias.

Tenente Portela é o município que apresenta o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2024. Nesta terça-feira (20/02), dos 5028 casos confirmados em todo o RS neste ano, 1.234 estão em Tenente Portela. Até agora, o Estado tem 466 municípios infestados pela circulação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e quatro óbitos ocorridos devido à doença.

Entre as estratégias, está a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), que prevê a aplicação de inseticida em áreas de repouso dos insetos.

A força-tarefa da SES que vai entrar em ação junto com as prefeituras municipais coordenadorias Regionais de Saúde é formada por profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde(Cevs), do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE).

O cronograma das equipes designadas para prestar apoio aos municípios vai desenvolver atividades de orientação e prevenção aos focos do mosquito. Medidas de verificação de pátios e locais propícios para formação de criadouros serão intensificadas junto aos moradores da cidade.

Entre as estratégias, está a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), que prevê a aplicação de inseticida em áreas de repouso dos insetos. O método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Estudos em outros países demonstraram que, após uma única aplicação, há uma redução sensível ao longo dos meses no número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes.

Outro foco da ação estará no reforço das orientações e da capacitação de profissionais de saúde da atenção primária, da rede ambulatorial e hospitalar sobre diagnóstico e tratamento.

Agenda de atividades da força-tarefa:

Dia 21/02 (quarta-feira) -15h às 17h – reunião com gestores da 2ª CRS em Frederico Westphalen .
Dia 22/02 (quinta-feira) visitas a Tenente Portela (manhã) e Redentora (à tarde)
Dia 23/02 (sexta-feira) – 8h30 às 10h30 – reunião com gestores da 15ª CRS em Palmeira das Missões

Municípios da 15ª CRS:

Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

Municípios da 2ª CRS:

Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Liberato Salzano, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu Do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

 

TAGGED:Romulo Gonçalves dos Santos
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter LinkedIn Copie o link Print
Compartilhar
Artigo anterior Ex-secretário orientou fraude na compra de material escolar em Porto Alegre, afirma ex-servidora à polícia
Próximo artigo Criptomoedas no curso de direito digital: tornando-se um especialista em uma era digitalizada Criptomoedas no curso de direito digital: tornando-se um especialista em uma era digitalizada
Jean Pierre Lessa e Santos Ferreira
Governança de tecnologia se torna prioridade na transformação digital
Notícias
Alfredo Moreira Filho
O maior desafio do agronegócio brasileiro talvez não esteja na lavoura
Notícias
Wander Aguilera Almeida
B3 e contratos futuros ampliam proteção na negociação agrícola
Notícias
Prefeitura de Bagé abre processo seletivo de estágio com bolsas de até R$ 900 por mês
Notícias
Márcio Alaor de Araújo
Reestruturação organizacional além da crise: como empresas podem construir novas bases de crescimento com Márcio Alaor de Araújo
Notícias
Fource Consultoria
Liderança técnica e liderança gerencial: Diferenças na prática
Notícias

Populares

Governo do RS libera mais de R$ 300 milhões para mais de 100 municípios gaúchos, e Campanha pode ser beneficiada
Rio Grande do Sul
Dalmi Fernandes Defanti Junior
Da impressão analógica ao fluxo digital: como a indústria gráfica está se reinventando na era da automação
Notícias
Guilherme Silva Ribeiro Campos
O que grandes obras fazem com o comércio local e com a vida de quem mora ao redor?
Notícias

Sobre

Bage News: Informação que Conecta

Bem-vindo ao Bage News, sua fonte confiável de notícias que importam. Cobrimos desde eventos locais até notícias globais, mantendo você informado com atualizações rápidas e análises profundas. Descubra o que está acontecendo em Bagé e além, com uma equipe dedicada de jornalistas comprometidos em trazer a você a informação mais relevante e precisa. Conecte-se conosco para explorar o mundo das notícias através de uma nova perspectiva.

Para mais informações, entre em contato:

[email protected]

Últimas notícias

Jean Pierre Lessa e Santos Ferreira
Governança de tecnologia se torna prioridade na transformação digital
Notícias
Alfredo Moreira Filho
O maior desafio do agronegócio brasileiro talvez não esteja na lavoura
Notícias
Wander Aguilera Almeida
B3 e contratos futuros ampliam proteção na negociação agrícola
Notícias
Siga-nos
© 2026 Bagé News - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Sobre Nós
  • Quem Faz
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?