Cristina Mosolf
Cristina Mosolf

Cristina Mosolf acredita que compreender a importância da leitura é uma atitude importante para educadores e instituições de ensino. Para as crianças, o processo de aprendizado da leitura é um momento marcante, de descobertas e possibilidades. Portanto, é fundamental que as escolas incentivem o hábito da leitura desde os primeiros anos. 

Benefícios da leitura para crianças. 

Para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual da criança desenvolver, o contato com livros é essencial, porque estimula a criatividade, favorece a aquisição de cultura, melhora a escrita, incentiva a imaginação e estimula atividades éticas. 

Como incentivar o hábito da leitura nas crianças. 

Essa prática cabe à instituição de ensino, de propor atividades que incentivem a leitura para despertar o interesse. Porém, essa função não é apenas da escola, os pais podem e devem incluir na rotina de seus filhos alguns momentos de leitura também. 

Quais os gêneros que a escola e os pais podem trabalhar com as crianças?

Cristina Mosolf diz que muitas pessoas se enganam achando que livros para crianças são todos iguais, muito pelo contrário, na verdade, a literatura infantil é extremamente rica e cheia de características próprias. 

Lendas e mitos. 

As lendas são narrativas populares repassadas de geração em geração e falam sobre acontecimentos históricos, que por mexer com o imaginário, estimulam a criatividade, uma capacidade importante na infância. 

Os mitos  vêm das lendas e envolvem seres mágicos e objetos sobrenaturais, são bons exemplos para abordar sobre os deuses gregos e os personagens do folclore. 

Fábula. 

As fábulas são histórias curtas, que são protagonizadas por objetos ou animais, mas também existem pessoas como personagens dessas histórias. Elas sempre terminam dando alguma lição, por isso, são extremamente interessantes para o desenvolvimento infantil, justamente por estimularem o senso moral.

Conto. 

Os contos são narrativas mais resumidas em que os personagens se envolvem em conflitos que precisam ser resolvidos rapidamente. Para o desenvolvimento infantil,  a leitura de contos ajuda os pequenos e os jovens a encarar seus conflitos. 

Crônica. 

As crônicas estão relacionadas à vida cotidiana, retratando os problemas comuns do dia a dia. São parecidas com os contos, mas sem grandes conflitos para serem resolvidos. Elas ajudam a desenvolver a relação da criança com a sociedade.

Cristina Mosolf finaliza dizendo que a leitura na educação infantil é importante para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos, justamente por aumentar a imaginação, desenvolver a capacidade criativa, promover melhorias na habilidade linguística, trabalhar as emoções das crianças e as ajudar a aprimorar suas habilidades comunicativas. Todos esses benefícios terão um significativo efeito em longo prazo, contribuindo para o maior sucesso pessoal e profissional da pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui