Você já conhece a nova fama das tatuagens, que tem adquirido seguidores ao redor do mundo? As tatuagens de pet têm sido, segundo o tatuador Carlos Otavio Gama, também conhecido como South Gama, uma mania carinhosa e afetiva, cada vez mais procurada nos estúdios de tatuagens. Você já sabe tudo sobre elas, além de outras curiosidades sobre o universo das pinturas corporais? Se a resposta for não e houver interesse por esse assunto, leia este artigo e conheça as artes que eternizam os pets e algumas curiosidades gerais sobre as tattoos:
Carinho através da tinta
As tatuagens de pet têm se tornado cada vez mais famosas por conta de motivos emocionais e afetuosos, uma vez que as pessoas as fazem pensando em homenagear e também eternizar a memória de seus animaizinhos de estimação.
Por isso, muitas vezes, os clientes optam pelo estilo realista, que é o estilo que mais se assemelha à imagem do bichinho, como o nome evidencia, imitando os traços dos animais a partir de fotos.
No entanto, existem diversos outros estilos de tatuagens de pet, como tatuagens que carregam elementos do Pop-art – como é o caso da especialização do tatuador Carlos Otavio Gama– além de outros estilos, como aquarela, old school, pontilhismo e muito mais.
Curiosidades sobre as tatuagens
O universo das tatuagens possui inúmeras curiosidades interessantes. Seu surgimento, cercam, elementos culturais e muito mais, o que faz com que o assunto seja parte da história artística mundial. Confira a seguir algumas dessas curiosidades:
Arte antiga
Ao contrário do que muitos podem pensar, a tatuagem não é um fenômeno recente, uma vez que sua manifestação pode ser comprovada em peles de múmias datadas dos tempos do Egito antigo, entre 4000 e 2000 a. C., além de também estar presente em descobertas arqueológicas da Groenlândia, Alasca, Sibéria, Mongólia, China, Sudão e muitos outros lugares.
De acordo com o artista plástico South Gama, muitas vezes, as artes eternizadas na pele eram realizadas como partes de rituais e celebrações espirituais destes povos.
Origem do nome tattoo
Este nome tem origem do francês “tatouage” que, por sua vez, vem da palavra ”tatau”, de origem polinésia. Esta palavra imita o som feito pelos ossos finos, como agulhas que eram utilizados para a realização do procedimento junto de um pequeno martelo que eternizava as tintas nas peles das pessoas.
Foram popularizadas pelos marinheiros
As tatuagens se disseminaram pelo mundo já na era mais moderna, por volta do século XIX, através de marinheiros ingleses que entraram em contato com a arte em suas viagens por diversos lugares do mundo. No entanto, o governo inglês passou a utilizar a tatuagem como uma identificação de criminosos em 1879, explica o artista plástico Carlos Otavio Gama, criando uma estigmatização da arte na pele como algo identificatório de rebeldes ou pessoas fora da lei, fazendo com que a partir disso a arte passasse por um longo processo de luta contra o preconceito.
As tatuagens são formas incríveis de eternizar artes lindas e também carregadas de afetos na pele, ainda mais depois de saber ser essa uma arte que atravessa séculos de história e significação. Se você gostou dessas informações e tem interesse em saber mais sobre este universo, acompanhe o tatuador South Gama através de sua rede social e WhatsApp: @southgama_artist
(11) 94343-0997.