O veganismo é um movimento social que tem sido cada vez mais adotado entre as pessoas, especialmente no Brasil. Para a nutricionista Allana Ferreira, isso se deve a uma maior conscientização das pessoas em relação à indústria de alimentos de origem animal e não, necessariamente, pela mudança dos hábitos alimentares em busca de uma dieta mais saudável e nutritiva.
No entanto, algumas pessoas têm cortado de vez os alimentos de origem animal de seu cardápio, apenas pela falsa ideia de que esses alimentos são prejudiciais à saúde. Nesse sentido, é importante conhecer melhor sobre a dieta vegana e como ela pode ser adotada de maneira realmente mais saudável. Se você deseja descobrir mais sobre esse tema, continue lendo este artigo!
Sobre o veganismo
Se você está por dentro das redes ou está atento ao seu redor, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o veganismo ou, até mesmo, conheça um parente ou amigo próximo que adote uma dieta vegana. De acordo com a nutri Allana Ferreira, o veganismo é uma filosofia e um estilo de vida que tem por objetivo principal preservar os animais da crueldade e exploração.
Dessa maneira, aquelas pessoas que são veganas não consomem alimentos ou produtos de origem animal, como roupas, bolsas, móveis e muitas outras coisas. Para a nutri de Cascavel, Allana Ferreira do Valle, esse é um movimento muito presente no Brasil e que está em constante crescimento entre a população mundial.
Dietas veganas são saudáveis: verdade ou mito?
Apesar de ser uma filosofia pautada em pilares de motivação relacionados à ética, meio ambiente e a sociedade, muitas pessoas têm adotado o veganismo com o ideal de que essa dieta é muito mais saudável do que aquelas onde há o consumo de alimentos de origem animal. Afinal, isso é verdade ou não?
Segundo a nutricionista Allana Ferreira do Valle, é preciso ter muito cuidado com essa ideia. Na realidade, uma dieta vegana pode sim ser mais saudável que as outras dietas, mas isso não se deve ao fato de ser vegana ou não. O que acontece é que qualquer alimentação pode ser saudável independentemente das restrições. Afinal, até mesmo quem é vegano pode ter a saúde prejudicada se não tiver uma alimentação balanceada e nutritiva.
Portanto, se você deseja emagrecer ou mudar os hábitos alimentares para ter mais saúde, saiba que não é preciso adotar ao veganismo, já que essa é uma escolha que, fora casos muito específicos, deve ser pautada a partir de suas convicções. Sendo assim, é completamente possível ter mais saúde a partir de uma dieta que inclua alimentos de origem animal!